Nova postagem do blog “Química Acessível” com novo design, revisado e nova equipe. Leia o artigo de divulgação científica revisado e coordenado pela professora Cristiana Passinato e produzido pela nova equipe do projeto. Os autores de tema da semana são o Flávio Rosa, Morgana Guimarães, Luana Araújo e Cristiana Passinato. Tudo acessível com sugestões inclusivas para sala de aula. Confiram!
Flávio Rosa, Morgana Guimarães, Luana Araújo e Cristiana Passinato *Equipe Química Acessível”
Temos do senso comum diferentes narrativas do que viria a ser um “fenômeno”. Por exemplo, utiliza-se o termo “fenômeno” para se referir a um fato ou um evento sem explicação ou de causas sobrenaturais e até mesmo para se referir a artistas que alcançaram sucesso repentino. O fato é que nossos alunos chegam à escola com algumas ideias já formadas sobre este assunto.
O papel do professor é promover uma ruptura de suas concepções derivadas do senso comum para a construção do saber científico. A mediação realizada pelo educador é fundamental nesse processo, instrumentalizando o aluno para que este possa ter uma representação e compreensão dos fenômenos baseado no senso crítico. Compreender o que definimos como fenômeno (químico ou físico) pode ajudar nossos alunos a compreender a ciência e a sua ação sobre a natureza.
A análise mediada…
Ver o post original 623 mais palavras
Deixe um comentário