Conhece-se diversas receitas de sabão em barra e líquido na internet. Nas escolas é muito comum professores utilizarem essa prática com alunos em laboratórios didáticos. Porém muito ainda se duvida da qualidade dessa produção. Não se estabelece um conjunto de boas práticas de fabricação em casa, não se têm os mesmos recursos e condições, a qualidade da matéria-prima pode ser também questionável. Realmente, não se produz como nas indústrias, nem mesmo a quantidade que é bem mais reduzida.
Porém, a qualidade do produto caseiro também é boa. Portanto, diante de uma crise imensa que pode chegar com a falta de produtos de limpeza ou uso de higiene pessoal, há possibilidade de famílias criarem uma pequena produção caseira desse produto.
Os sabões são os principais inimigos do Coronavírus (COVID-19). Os sabões têm propriedades que interagem com a capa gordurosa que protege o material de DNA do vírus causando sua destruição. Isso porque ele dentro do organismo, ele sobrevive, mas fora dele, o vírus é bastante frágil a temperaturas altas e ao sabão. O álcool 70% (70º GL – Gay-Lussac) também é eficaz, mas as diversas formas de solução de álcool antisséptico, o de 70% p/p (70º INPM – Instituto Nacional de Pesos e Medidas) estão ficando cada dia mais escassas e não sendo mais encontradas no mercado.
Leia também o texto sobre o assunto que eu e o professor Dr Gérson Mól da UnB e presidente da SBEnQ (Sociedade Brasileira de Ensino de Química) produzimos juntos:
Dito isso, sugerem-se receitas de sabão simples para serem produzidas e utilizadas em sua casa. Distribua na vizinhança, para amigos próximos, parentes e use com água para a limpeza de superfícies e até de seu corpo:
Preparando sabão líquido utilizando óleo de soja usado: https://www.youtube.com/watch?v=tCidHXtZ0Q8
Como fazer sabão líquido sustentável – eCycle:
https://www.ecycle.com.br/2405-sabao-liquido.html
Receita de sabão com óleo de cozinha usado – Funverde:
https://www.funverde.org.br/blog/projetos-funverde/receita-de-sabao-com-oleo-de-cozinha-usado/
Para saber mais sobre a composição química do sabão:
https://www.manualdaquimica.com/curiosidades-quimica/composicao-quimica-sabao.htm
Professora Cristiana de Barcellos Passinato
http://lattes.cnpq.br/4511971498276781
Doutoranda em Química Biológica com ênfase em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no IBqM-UFRJ. Especialista em Acessibilidade Cultural do Depto de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Mestre em Ciências, Ensino de Química do PEQui do IQ-UFRJ. Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora Docente I Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES) da Diretoria Regional Metropolitana III da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) – núcleo ligado à Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional. Técnica em Química lotada na Direção do IQ-UFRJ. Atualmente é a TAE responsável pelo Setor de Acessibilidade do IQ-UFRJ, representante do IQ-UFRJ no Fórum Permanente UFRJ Acessível & Inclusiva, Ex-presidente da Câmara responsável pelos assuntos acadêmicos desse mesmo Fórum e atua como docente credenciada ao CEEQuim (Curso de Especialização em Ensino de Química) do IQ-UFRJ. Pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE). Também responsável pelas redes sociais do IQ-UFRJ
Deixe um comentário