Acima apresento 2 modelos moleculares que encontrei na Wikipedia de um metabólito de natureza enzimática chamado acetil co-enzima A (Acetil-coa). A explicação do seu funcionamento e participação na respiração celular pode ser encontrado nessa apostila da USP sobre metabolismo e um slide de aula também da USP* que indicarei no final do texto que quero trazer.
Resumidamente essa molécula participa como intermediário no Ciclo de Krebs (processo de respiração celular) da seguinte forma: “A Acetil-CoA participa como intermediário do ciclo de Krebs, pois ao condensar-se ao oxaloacetato, forma o citrato. É neste ciclo que o acetil-CoA será totalmente oxidado a CO2, paralelo a produção de coenzimas reduzidas.” (Wikipedia).
Meu pai me enviou um vídeo de um médico oriental, Dr Peter Liu que falava dessa coenzima algumas coisas muito interessantes, mas não me trazia nenhuma evidência científica de nada, ele falava pelo puro conhecimento e experiência dele. Aliás, tudo que ele dizia era já conhecido e muito disseminado por muitos anos, mas a forma didática que esse médico trouxe o assunto que me chamou muita atenção. Confira o vídeo:
E aí eu fiquei lendo e procurando sobre, e o que ele fala faz sentido, só que ainda me parecia algo muito senso comum, sendo que quem está falando aí no vídeo é um médico.
Ele falava principalmente do uso de uma determinada quantidade de vitaminas B12 e B9 (ácido fólico), ele também defende o uso do quelato de magnésio (não me lembro se nesse vídeo ou em outro) para questões do envelhecimento. O que não vejo nada demais, mas acredito que com a questão do envelhecimento o grande problema de nossos metabolismos sejam a absorção dessas vitaminas. Temos que nos alimentar melhor, tomar sol em horários benéficos onde os raios solares ajudem a absorção de vitamina D e tudo mais. Disso todos sabemos há séculos, mas a correria cotidiana tem dificultado essas práticas saudáveis de vida.
Ele ainda afirma que esses minerais ou vitaminas auxiliam na regulação do metabolismo da Acetil-coa pra que ela seja realmente levada a gás carbônico (CO2) e o seu papel na respiração seja garantido e não que ela desfuncione. Achei que poderia estar pertinente o raciocínio e não vi nada contra a fala dele no que li e vi, pois sei muito pouco de metabolismo e posso ter algum ponto que não conheça o suficiente pra criticar o que foi dito, mas enfim… Tomar minerais, vitaminas, fazer uma boa alimentação pra mim é princípio geral de uma vida saudável, não vejo maiores problemas na indicação do vídeo.
O que acontece é que nós (pelo menos eu) estudamos a bioquímica no curso de Química somente pra saber o mecanismo do que acontece quimicamente no nosso organismo e não unimos ao que nos acontece no nosso metabolismo. Ou seja, é para isso que temos os médicos para nos ajudar.
Sinto falta de princípios básicos da Bioquímica de metabolismo para contextualizá-los. Olha que fiz 2 disciplinas na escola técnica, 2 na UERJ e mais 2 no bacharelado da Souza Marques e nada me acrescentaram pra ser mais analítica em um caso destes.
Isso me frustra demais, pois gostaria de ter um pouco mais de criticidade para debater sobre o assunto com mais profundidade.
Fica aqui minha crítica sobre os cursos superiores e técnicos na área de bioquímica básica. Pois acho extremamente importante e nosso conhecimento é muito raso sobre o tema.
Algo mais:
*Metabolismo (slide de aula)
https://sites.usp.br/lbbp/wp-content/uploads/sites/464/2019/03/AMN-Metabolismo.pdf
Deixe um comentário