
Nossa! Como o pessoal do Facebook curtiu e compartilhou a informação sobre o ácido fluorídrico (HF). Há muito tempo não falava dele.
Eu me lembrei do meu projeto na Federal de Química que coordenei 10 colegas em pesquisas pelo Hospital Universitário da UFRJ e outros lugares em que eu ia aos laboratórios de amigos professores e me ajudavam com as pesquisas sobre toxicofarmacologia. Ia à FIOCRUZ, pegando até enchente e batalhando por 4 anos para gerar uma ficha de informação modelo para outros laboratórios didáticos. Por fim junto com a falecida professora Maura Mattos fui com uma turma boa pra Poços de Caldas para a Reunião Anual da SBQ apresentar o meu trabalhinho.
Nós, eu e minhas orientadoras, paramos por falta de estrutura quando decidi, quem sabe, sintetizar um lava olhos para mineradores que usavam tal ácido para abertura de minérios (pois a escória calcária era atacada por esse ácido com facilidade… Foi o que prendi nos meus estágios na CPRM) e sabia que a consequência ocupacional por anos do seu uso era o glaucoma evoluindo aos poucos à cegueira.
Claro que o gluconato de sódio teria que ser em uma concentração de uso ocular, e que esse pudesse vir a ser administrado de forma segura.
Comecei a pesquisar, peguei o Goodman (livro de farmacologia) da minha tia, busquei nas bases de dados, fui à Biblioteca Central de Manguinhos, quando fui começar em laboratório a pesquisar pediram pra eu frear com tudo porque não tínhamos mais infraestrutura, e quem sabe eu desenvolvesse algo mais na UERJ.
Mas valeu muito o aprendizado, a experiência, o tempo de pesquisa, a coordenação de pessoas tão dedicadas que me ajudaram muito, e os produtos desse trabalho… Até menção honrosa eu conquistei.
Quando a minha orientadora, a professora Maria Júlia caiu e foi acometida por um AVC, ela tinha feito inscrição pra Reuniao Regional na UERJ da SBQ e apresentei os seus trabalhos, os meus, e ainda uma maquete no térreo do Haroldinho com os meus colegas… Fui puxado, mas foi uma troca muito madura pra uma simples estudante de nível técnico da ETFQ-RJ e licencianda da UERJ de primeiros períodos, recém saída da condição de caloura.
Deixe um comentário