Há muito tempo, cientistas propuseram formas de organizar os elementos conhecidos e não foram felizes. Uns dizem ter sido um sonho. Outros falam que isso é um mito. O que importa é que há 150 anos, o russo Dmitri Mendeleev organizou os elementos químicos sendo muito bem-sucedido e a sua grande sacada foi deixar espaços vazios para novos elementos poderem ser encaixados nessas lacunas.
Há quem diga que Mendeleev era fanático por jogar paciência e também grande cientista físico-químico que estudava os elementos já conhecidos. Ele e outros estudavam as propriedades dos elementos tentando correlacioná-los. Sua obsessiva vontade de organizar essa informação toda o levou a ter um insight (sabe aquele tal de eureka? Tipo isso!) e assim nasceu a ideia dessa tabela, que naquele tempo não era nem de perto o que ela é apresentada hoje.
A tabela de Mendeleev possuía muito menos elementos e outra forma (figura 1), não é a que conhecemos, toda colorida que todo estudante fica encantado e ao mesmo tempo com medo de estudar (figura 2).
Figura 1: Primeira versão da Tabela Periódica, manuscrita por Mendeleev.
Fonte: PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.
Figura 2: Tabela Periódica antiga, mas ja organizada e dividida em grupos e colorida.
Foto: Tabela do Sistema Periódico dos Elementos em ordem crescente de valores de massa. Localizada no Instituto de Química da UFRJ.
Hoje a Tabela segundo a IUPAC (International Union Aplied of Chemestry) possuí 118 elementos em sua maioria metais que na natureza são oxidados e se transformam em óxidos e constituem minérios, por exemplo (figura 3). Há gases que estão na nossa atmosfera como o Oxigênio (O), Nitrogênio (N), dentre outros. Nas águas de nossos oceanos, rios e nos solos encontram-se os sais minarais compostos desses elementos.
Figura 3: Tabela Periódica atual (2019).
Fonte: IUPAC
Você não acha importante conhece-la?
Mais importante de tudo é saber consultá-la.
Não precisa decorar!
Saiba mais…
Acesse o site: https://www.tabelaperiodica.org/
Conheça a história lendo: “O sonho de Mendeleev: A verdadeira história da química. Paul Strathern. (Procure a resenha aqui no blog mesmo)
Professora Cristiana Passinato
Deixe um comentário