#CleanUpDay… Participamos, eu e Alexandre Milagres há mtos anos, onde nos conhecemos… Eu liderei uma dessas ações no Leblon pelo RIOVOLUNTÁRIO, junto do Instituto Ecológico Aqualung e lá tive contato com as sacolas oxibiodegradáveis que estudei e esse contato gerou 3 monografias, um prêmio no CRQ e um trabalho apresentado em um Simpósio Franco-Brasileiro sediado na UERJ, orientada pelo Luiz Santa Maria sobre a caracterização do plástico dessas sacolas que nada mais era do que polietileno normal de toda sacola plástica aditivado com óxidos de metais pesados, em quantidades mínimas. É isso que dá ao polímero mineralizado a possibilidade de ser deteriorado em 3 meses e seu pó ser biodegradado no solo em que ele é depositado.
O resídio desaparece, mas e o CO2 produzido pelo montante de sacolas que é produzido, distribuído e descartado em aterros sanitários?
Fica o questionamento, ainda muito atual.
Hoje é o Dia Mundial de Limpeza das Praias, um movimento que acontece em diversos países e que busca conscientizar as pessoas sobre a importância de descartarmos os nossos resíduos de forma correta. Nossas praias não são lixeiras! Você pode se reunir com alguns amigos na praia preferida de vocês e fazer um mutirão de limpeza. Que tal?
Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica
Deixe um comentário