Informação para um trabalho seguro
Certas substâncias quando dissolvidas em água elevam a temperatura desta. Isso é medido através do chamado calor (ou entalpia) de diluição, a partir da adição de uma quantidade determinada de um solvente num soluto (ou solução concentrada pré-existente deste). O calor ou entalpia de diluição de uma solução depende da concentração original da solução e da quantidade do solvente adicionado. Quanto maior a concentração original do soluto, maior é a quantidade de calor liberada. Não se deve confundir calor de diluição com calor de solução, que é a variação de entalpia associada com a adição de uma dada quantidade de um soluto a uma certa quantidade de solvente. Em geral os valores experimentais mostram que o calor de solução depende da quantidade de solvente.
Face ao exposto acima ácidos e bases concentrados liberam grandes quantidades de calor quando diluídos. O fenômeno é mais notável no caso do ácido sulfúrico concentrado (ele é uma solução de H2SO4 98% em massa em água, que compõe apenas 2% da massa total) devido à sua elevadíssima concentração. O ácido sulfúrico concentrado atua como poderoso agente desidratante, sendo por isso usado em dessecadores. Veja na figura deste post o efeito do ácido sobre a sacarose, um tecido à base de algodão, ou ainda um esponja de lavar louças umedecida. Ocore um fenômeno conhecido como carbonização, em que se forma água a partir da matéria orgânica, que dilui o ácido, e o carbono é formado como uma massa esponjosa marrom-preta, por exemplo:
C6H12O6 (glicose) = 6 C + 6 H2O
Se for adiiconada água ao ácido ou base concentrados, o calor liberado pode ser tão intenso que a água pode ferver, e ainda pode haver projeções de gotas da solução superaquecida pelas paredes do recipiente ou mesmo além dele. Se atingir a pele ou os olhos as consequências podem ser graves.
A maneira correta de diluir ácidos e bases concentrados é adicioná-los lentamente a um volume de água pura (melhor ainda se gelada), agitando a mistura após a adição para dissipar o calor e homogeneizar o sistema. Todos os equipamentos de proteção individual e coletiva devem ser usados (jaleco, óculos, luvas, capela que funciona). Após a diluição titula-se o soluto por métodos de titulação ácido-base para determinar a concentração deste.
Postagem feita dia 18/03/2016: https://www.facebook.com/QualitativaInorgUfrj/photos/a.900349936660746.1073741837.577116068984136/1226138570748546/?type=3&theater
Deixe um comentário